Título

Descrição do Projeto

Vagas

Trabalho e Discurso Neoliberal: Análise de Publicações em Diferentes Mídias

Analisar, sob uma perspectiva semiológica barthesiana, de que maneira a psicopolítica neoliberal se faz presente em postagens em redes sociais, capas de revistas, propagandas, reportagens e outras mídias. Serão definidas para a busca das postagens palavras-chaves como "carreira", "gestão de carreira", "RH", "trabalho", bem como revistas e reportagens que envolvam a discussão sobre trabalho e carreira. Em seguida, será proposta uma análise crítica do discurso para discutir quais são os mitos que sustentam o discurso neoliberal.

VAGAS ESGOTADAS

Discurso do empreendedorismo na Educação Básica e seus impactos na formação

Coletar materiais como propostas de cursos de empreendedorismo infantil, missão/valores de instituições de ensino e obras que versem sobre o tema – como o livro ”Pedagogia Empreendedora”, de Fernando Dolabela. A partir da análise destes materiais, discutir de que modo esse discurso se apresenta como mitológico (sob a perspectiva da semiologia barthesiana) e seus impactos na formação/deformação de estudantes.

4

O Real do Trabalho dos Fiscais da Vigilância em Saúde do Trabalhador

Objetivos:


* Avaliar o impacto da organização do trabalho na saúde de fiscais da vigilância sanitária de uma instituição pública

* Identificar as principais características da organização do trabalho dessa instituição;

* Avaliar os indicadores de sofrimento patogênico no trabalho;

* Identificar os danos físicos e psicossociais decorrentes do trabalho de vigilância em saúde do trabalhador;

* Fornecer informações para o desenvolvimento de ações e políticas de prevenção em saúde e trabalho dos fiscais da vigilância sanitária.


*** PROJETO DA PROFA. DANNIELLA CASTRO ****

2

Estado da Arte de Estudos Sobre Trabalho e Subjetividade no Brasil 2001-2021

Levantamento dos estudos realizados no Brasil a partir de 2001 relacionando as categorias “Trabalho” e “Subjetividade”. O objetivo é compreender quais são as bases teóricas e epistemológicas que são (ou não) apresentadas nesses estudos.

2